Cidade de Itapema – SC

Itapema, como todas as cidades litorâneas de Santa Catarina, teve como seus primeiros habitantes os índios de origem pacífica e cultura pesqueira. A parte do litoral que virou a cidade de Itapema mais tarde só começou a ser colonizada em 1670.

Os açorianos chegaram às praias de Itapema já com a idéia de fazer aquele pequeno pedaço de terra rodeada por mata ser seu lar. Logo algumas casas de colonos surgiram e o lugar foi nomeado de Itapera por causa da arquitetura das moradias.

Os ataques piratas eram muito comuns no ainda chamado Novo Mundo. Eles vinham atrás do ouro e da comida do litoral. O pequeno amontoado de casas chamado Itapera recebeu um violento ataque pirata em 1800 e diversas famílias abandonaram o local.

Porém, 50 anos mais tarde, as famílias voltaram e o local foi elevado a categoria de vila, pertencendo ao município de Porto Belo.

Em 1921, a vila recebeu o nome definitivo de Itapema, tornando-se distrito três ano depois, incorporada ao município de Camboriú. Porto Belo passou a pertencer a Tijucas. Desde 1970 o turismo começou a crescer em Itapema.

O bairro de Meia Praia chamou uma grande quantidade de turistas curiosos e maravilhados com a beleza natural da cidade.

Em 1980 a noite começou a virar febre, principalmente no bairro Meia Praia. Mesmo com muito agito noturno, Itapema nunca perdeu a graça e os ares de cidade calma.

Praias de Itapema

Ilhota – Quem gosta de emoções vai para Ilhota. As águas são muito claras e muito agitadas, vêem direto do mar aberto. Tem 755m de extensão e fica a 1,5km do centro de Itapema.

Praia do Cabeço ou Grossa – A 5 km do centro de Itapema está uma praia de 563m de extensão de ondas muito fortes. O surf é a lei das águas. Depois, para descansar, é só deitar na grama.

Costão Uma trilha interessante pelas rochas do Costão dá a sensação de liberdade que todos que procuram ficar em contato com a natureza encontram. O barulho das ondas batendo nas rochas pode ser aprecidado. Sem contar na mais bela vista de Itapema.

Canto da Praia Uma pequena marina indicada às crianças. A praia é rasa e sem ondas. A culinária local é destaque nos bares da orla, com peixes pescados ali mesmo, fresquinhos, na praia.

Praia do Centro – Uma das praias mais freqüentadas de Itapema. Além das águas claras e de temperatura agradável, é a que fica mais próxima do centro. Diversos bares e restaurantes seguem a linha de areia, prontos para atender quem quiser matar a fome depois de relaxar na areia ou curtir esportes.

Meia Praia – É a maior e principal praia de Itapema. Em seus quatro km existem um número enorme de construções civis. Também diversos restaurantes, hotéis e pousadas. É o ponto alto da noite.

Ecoturismo em Itapema

Essas trilhas e cachoeiras ficam do outro lado da BR – 101, ou seja, do lado oposto às praias no morro da cidade. Lá é possível fazer além das caminhadas, escaladas e outras atividades que não prejudique o meio ambiente, já que a área é preservada. No caminho encontram-se as mais belas cachoeiras:

Cachoeiras do Sertão – A água abastece tanto o município de Itapema como os vizinhos. A água é clara e limpa, rendendo excelentes banhos. A vista é composta pela Mata Atlântica.

Cachoeira São Paulinho – É a mais bonita e atraente de Itapema. Não só o passeio pela Mata encanta, como as quedas maravilhosas servem de duchas naturais.

Rio Itapema – É uma área de preservação natural. O local tem crescido muito com aqueles que procuram lotes em Itapema.

Atrativos Históricos de Itapema

Passear pela Praça da Paz, inaugurada em 1999, mostra como Itapema não parou de crescer nunca. Lá, encontra-se uma concha acústica onde, tanto a comunidade quanto os turistas, podem conferir diversas manifestações artísticas como óperas e teatros.

Também pode passear ali perto, na Ponte dos Suspiros. Também ocorrem diversos shows na ponte, quem tem uma vista fantástica da flora local. Mas quem quer mesmo é agito, vai para o bairro Meia Praia. Lá tem a maior concentração de bares e restaurantes, além de casas noturnas que garantem a diversão para a noite toda.

Como chegar em Itapema

Itapema está aproximadamente 70km distante de Florianópolis. O acesso é feito pela BR 101, que passa bem na margem da cidade. Agora a pista foi duplicada e o tempo estimado de viagem diminuiu consideravelmente.

Esta entrada foi publicada em Cidade de Itapema, Turismo em itapema. ligação permanente.

Uma resposta a Cidade de Itapema – SC

  1. Pingback: Balneario de Itapema – SC | Itapema, Negócios, Imóveis, Pousadas, Hoteis, Re

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s